Participação das regiões no PIB
Região Metropolitana de São Paulo, 2002-2020, em %
As informações do PIB dos municÃpios mostram mudanças na distribuição da atividade econômica na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, com destaque para o crescimento da contribuição da região de Osasco, que avançou de 13,4% para 19,1%, entre 2002 e 2020. Em contrapartida, houve queda na participação do municÃpio de São Paulo (de 64,5% para 60,4%) e da região do ABCD (de 13,4% para 10,4%), enquanto a região de Guarulhos apresentou evolução discreta no PIB metropolitano (de 8,7% para 10,0%).
A evolução da região de Osasco é reflexo de avanço em todos os setores de atividade: sua participação passou de 12,9% para 18,6%, nos serviços, de 13,8% para 19,9%, na indústria, e de 11,4% para 12,7%, na agropecuária. Já o crescimento da região de Guarulhos pode ser atribuÃdo ao desempenho da indústria, cuja contribuição para o valor adicionado na região metropolitana avançou de 14,1% para 18,7%. ¹Embora o setor de serviços da capital mantenha forte centralidade na RMSP, sua contribuição para o terciário metropolitano recuou de 70% para 64%; entretanto, foi na indústria que esse processo se mostrou mais intenso, com queda de nove pontos percentuais (de 49% para 40%). A região do ABCD, por sua vez, apresentou estabilidade na agropecuária, mas teve recuo na indústria (de 23% para 21%) e nos serviços (de 10% para 9%).
Participação das regiões nos setores
Região Metropolitana de São Paulo, 2002-2020, em %
Segundo as Delegacias Regionais Tributárias, as regiões são constituÃdas pelos seguintes municÃpios:
Região da Capital: municÃpio de São Paulo.
Região do ABCD: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
Região de Guarulhos: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
Região de Osasco: Barueri, Caieiras, Cajamar, CarapicuÃba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana do ParnaÃba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
1. Embora Guarulhos concentre grande parte do valor adicionado da agropecuária da RMSP, a atividade não é capaz de alavancar sua contribuição em razão da baixa participação do setor no PIB Metropolitano (0,2%).
Fonte: IBGE; Fundação Seade.